Blog

EXTINÇÃO DA PROGUARU: ILEGALIDADE E DESCOMPROMISSO SOCIAL.

A extinção da Proguaru aprovada pela Câmara Municipal de Guarulhos, no apagar das luzes no fim do ano de 2020, está revestida de ilegalidades e descompromisso social de nossas autoridades municipais. O ato é falho na sua condução e fere o estatuto e a legislação federal que dispõe sobre as sociedades por ações, como é…

Criança não trabalha, criança dá trabalho!

A grande verdade pra mim sobre a criança e o trabalho pode ser ilustrada pela poesia humanística da letra na canção do Arnaldo Antunes e do Paulo Tatit ” Lápis, caderno, chiclete, peão, sol, bicicleta, skate, calção, esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão, criança não trabalha, criança dá trabalho”. Ou seja, é necessário viver…

A criminalização do diferente

Não consigo encontrar outra definição para convivência social no brasil do que um sistema de apartheid, apesar de negado pela maioria governantes e inúmeras instituições brasileiras. Creio que se há lugares que só tem negros numa cidade, ou só uma maioria branca, existe territoriedade, então existe apartheid. E essa separação tem como determinante a situação…

Tempo de Agonia

Penso que o País não tem avançado. A sensação que tenho é que economia agoniza rumo a uma catástrofe, caso os governantes continuem negando caos e não segurem às rédeas da situação com responsabilidade e entendimento. Pesquisei sobre os recentes números do desemprego no Brasil, ele é galopante e corre em disparada e já atropelou…

Humanos nas ruas

É eu colocar os pés nas calçadas das ruas e avenidas, ou basta apenas qualquer um de nós olhar pela janela, para vermos como durante a Pandemia houve um aumento monstruoso da população vivendo em situação de rua. E isso ocorrendo em cidades no País afora!Antes até via pessoas quase que de uma forma individual….

O vírus e sua parceria com o poder

É nítida a situação grave de descontrole da Pandemia no País, uma tragédia anunciada que já vitimou mais de 300 mil vidas. Dentro desse assombroso número de mortes é comprovado por pesquisas que os mais atingidos pela catástrofe da covid-19 tem sido a classe trabalhadora, as minorias econômicas: os pobres, negros indígenas a comunidade GLBT+O…

Justiça negada

Não tenho dúvidas, e vejo com nitidez, que ocorre um certo despreparo dos operadores de direito no País no trato com as questões raciais. Os cidadãos negros ainda são considerados pelo Poder Judiciário pessoas que podem, “sem possíveis danos” , ser destituídos de direitos, da dignidade e até da alma.Os juízes não são tão imparciais…

A dor do desemprego

Não dá para eu pensar de forma diferente, o desemprego no País é uma tragédia de proporções catastróficas. O dia dia real do Brasil, nesse tempo de pandemia, é cada vez mais desigual, onde a pobreza é devastadora, e a fome criou tentáculos para abraçar milhões de brasileiros. A violência da perda do emprego tem…

Instituição Sindical

A tempos acompanho essa campanha recorrente e sistemáticas de desconstrução das ações coletivas feitas pelos grupos de poder no Brasil atual. As críticas à ação sindical no País ou no exterior defendem a ideia de que os sindicatos são incapazes de perceber as alterações no mundo do trabalho. No meu entender, é uma ideia delirante…